Como funciona a Substituição de Pedidos

Breno Barreto

Breno Barreto

Última atualização

A Substituição de Pedidos permite aos clientes da sua loja alterarem dados de pedidos já realizados. O objetivo é ajudá-los a corrigirem erros sem a necesidade de realizarem um novo pedido manualmente ou de entrarem em contato com seu suporte, o que facilita a operação da sua loja.

Como funciona

Os seguintes dados do pedido podem ser alterados:

  • Endereço;
  • Tipo de frete;
  • Forma de pagamento;
  • SKU.

E o mais importante é que as condições comerciais do pedido original são mantidas. Ou seja, se o cliente tinha promoções ou descontos aplicados ao pedido original, estes continuam valendo no pedido substituído. Nos casos em que não for possível manter as condições comerciais para um pedido, a substituição fica indisponível.

Mas atenção: as condições comerciais apenas serão mantidas se três aspectos permanecerem iguais: mesmos produtos, mesma quantidade de SKUs por produto e mesmo preço-base do SKU. Se isso não ocorrer, o pedido deixa de ser uma substituição, caracterizando-se como um novo pedido.

Casos que não permitem substituição

Os seguintes casos não permitem substituição:

  • Pedidos incompletos;
  • Pedidos com transação compartilhada (pedidos com mais de um Seller com pagamento sendo feito ao Marketplace);
  • Pedidos com alguma modificação feita pelo lojista;
  • Pedidos realizados antes do dia 27 de maio de 2017.

Além disso, não é possível fazer a substituição nos seguintes status de pedido:

  • Faturando;
  • Faturado;
  • Cancelar;
  • Cancelado;
  • Solicitação de cancelamento;
  • Substituído;
  • Processando.

Novo layout

Com essa funcionalidade, os usuários da sua loja ganham uma página de Meus Pedidos redesenhada, com opções de alteração e cancelamento:

Ao selecionar Alterar pedido, o cliente é levado para uma tela onde escolhe qual informação gostaria de substituir:

Para concluir a alteração, ele é levado para o carrinho e o Checkout, onde pode alterar endereço, tipo de frete, forma de pagamento e SKU.

É necessário fechar a compra para concluir o processo, mas o cliente nunca é cobrado duas vezes. Em alguns casos o pagamento anterior será reaproveitado; quando isso não for possível, a cobrança anterior no cartão de crédito será automaticamente estornada.

A reutilização de pagamento só pode ser usada se o valor do pedido novo for igual ao do pedido original. Além disso, se o pagamento expira em até 2 dias, ele não pode ser reutilizado.

Ativando a Substituição de Pedidos em sua loja

A Substituição de Pedidos é uma feature opcional. Para oferecê-la em sua loja, é necessário ativá-la nas configurações do OMS:

Atenção: para ativar a Substituição de Pedidos, é necessário ter realizado a migração para a nova seção de Meus Pedidos. Veja aqui como.

A substituição no fluxo do pedido

Normalmente, os clientes somente podem cancelar um pedido sem aprovação da loja até o momento em que ele tem o status Pronto para manuseio. Quando o pedido passa para o status Preparando entrega, não é mais possível cancelar sem a loja aprovar o cancelamento.

No entanto, com a Substituição de Pedidos ativada, os usuários da sua loja poderão alterar os dados de seus pedidos até antes de ele ser faturado.

Portanto, atenção: é essencial verificar se o pagamento do pedido foi capturado antes de realizar a entrega.

Customização

Como a Substituição de Pedidos implementa uma nova página de Meus Pedidos, qualquer customização realizada na versão anterior será perdida. Será necessário recriar todas as customizações sobre a página nova.

Para lojas que têm customizações nessa página, recomendamos ativar a feature em ambiente beta para reaplicar e validar as novas customizações antes de ir ao ar.